2ª Construção : YAK 50-1 Balsa
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2ª Construção : YAK 50-1 Balsa
Tive que dar uma parada na construção do zaribú, porque a eletronica ainda não esta em maos. já to doido pra comprar ela no brasil mesmo, to na fissura.
Enquanto isso, pra arrumar o que fazer, e aumentar o desavio, resolvi fazer um Yak 50-1 usando a planta do profile2.
Pra quem não conhece, ele é um avião acrobatico, de assento unico, monoplano e de asa baixa, que foi campeão mundia duas vezes de acrobacias, e foi tambem usado como instrutor militar em varios paises. (wikpedia).
Pra quem gosta de dados, a aeronave real em escala 1:1, tem 910kilos de peso de decolagem, e tem uma area de asa de 15m2. Ou seja, sua carga alar está proxima dos 60g/dm² (910000 gramas / 15000dm²).
Como meu modelo vai ter 68cm de asa, isso vai gerar uma área de 8,30dm², então calculo que pra ele ter a mesma carga alar do aviao real, deve ter no maximo 500 gramas. Obviamente pretendo deixar ele com menor peso possivel, pra poder ter mais sustentação em voo, algo perto de 400g, que vai me dar uma carga de 48g/dm².
Com certeza esse projeto irá demorar, irei faze-lo sem pressa, e tentar caprichar o maximo possivel. A motorização deve ficar por conta to turnigy 2830 1050kv. Mais estudo colocar um motor com mais kv, já que esse aero deve ter pouco planeio, e muita carga alar (aceito sugestao). A bateria ainda nao decidi, mais projetei um espaço pra colocar 3S de até 2000mah tranquilamente.
A imagem abaixo, é uma forte candidata a referencia para o esquema de cores.
Abraços
Enquanto isso, pra arrumar o que fazer, e aumentar o desavio, resolvi fazer um Yak 50-1 usando a planta do profile2.
Pra quem não conhece, ele é um avião acrobatico, de assento unico, monoplano e de asa baixa, que foi campeão mundia duas vezes de acrobacias, e foi tambem usado como instrutor militar em varios paises. (wikpedia).
Pra quem gosta de dados, a aeronave real em escala 1:1, tem 910kilos de peso de decolagem, e tem uma area de asa de 15m2. Ou seja, sua carga alar está proxima dos 60g/dm² (910000 gramas / 15000dm²).
Como meu modelo vai ter 68cm de asa, isso vai gerar uma área de 8,30dm², então calculo que pra ele ter a mesma carga alar do aviao real, deve ter no maximo 500 gramas. Obviamente pretendo deixar ele com menor peso possivel, pra poder ter mais sustentação em voo, algo perto de 400g, que vai me dar uma carga de 48g/dm².
Com certeza esse projeto irá demorar, irei faze-lo sem pressa, e tentar caprichar o maximo possivel. A motorização deve ficar por conta to turnigy 2830 1050kv. Mais estudo colocar um motor com mais kv, já que esse aero deve ter pouco planeio, e muita carga alar (aceito sugestao). A bateria ainda nao decidi, mais projetei um espaço pra colocar 3S de até 2000mah tranquilamente.
A imagem abaixo, é uma forte candidata a referencia para o esquema de cores.
Abraços
aislan- Mensagens : 44
Data de inscrição : 24/03/2011
Re: 2ª Construção : YAK 50-1 Balsa
Agora já estais avacalhando. Metendo um de balsa e tudo. Tais que tais heim. Não é para qualquer um não. Abraço e boa sorte a construção!!
João Carlos- Mensagens : 16
Data de inscrição : 23/03/2011
Idade : 42
Localização : Palhoça/SC
Re: 2ª Construção : YAK 50-1 Balsa
Eai pessoal, hoje dei mais um avanço no Yak.
Fiz a outra metade da asa, gostei muito do resultado, ficou perfeito os dois lados. Achei muito dificil fazer esses cortes quando a corda raiz é diferente da ponta... cheguei estragar um bloco de isopor, até que resolvi fazer o grosso no fio, e depois lapidar com a lixa. Cansativo, mais funciona!
Aproveitei e ja fiz dois reforços na parte inferior, uma menor com um arame de 2mm, e outro maior de fibra de vidro. Depois ainda tenho que reforçar no lado superior. Tambem fiz o encaixe frontal da asa, com dois palitos de churrasco, que irão encaixar na caverna a frente do bordo de ataque, e na parte traseira, irei usar um parafuso que tera aperto pelo lado de dentro da fuseca..
Proximo passo agora é partir pro estabilizador horizontal e profundor...
Abraços
Fiz a outra metade da asa, gostei muito do resultado, ficou perfeito os dois lados. Achei muito dificil fazer esses cortes quando a corda raiz é diferente da ponta... cheguei estragar um bloco de isopor, até que resolvi fazer o grosso no fio, e depois lapidar com a lixa. Cansativo, mais funciona!
Aproveitei e ja fiz dois reforços na parte inferior, uma menor com um arame de 2mm, e outro maior de fibra de vidro. Depois ainda tenho que reforçar no lado superior. Tambem fiz o encaixe frontal da asa, com dois palitos de churrasco, que irão encaixar na caverna a frente do bordo de ataque, e na parte traseira, irei usar um parafuso que tera aperto pelo lado de dentro da fuseca..
Proximo passo agora é partir pro estabilizador horizontal e profundor...
Abraços
aislan- Mensagens : 44
Data de inscrição : 24/03/2011
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